As dores e as delícias de uma mamãe de primeira viagem...


quarta-feira, 20 de junho de 2007

Comer, comer...

Aproveitando que resolveram falar de peso hoje, vou colar aqui um artigo que li no Link do Bebê sobre alimentação saudável.

Beijos!!!


Alimentação Saudável
A gravidez requer alimentos de boa qualidade, o que não significa pratos caros ou complicados, nem comida que você não aprecie. Significa uma dieta deliciosa e variada de alimentos que sejam bons para o desenvolvimento do bebê e forneçam energia a você, deixando seus olhos e cabelos brilhantes e sua pele radiante.
Diga "não" a guloseimas que sejam ricas em gorduras e que contenham calorias inúteis, corantes e aromas artificiais. Sempre que possível, dê preferência a alimentos frescos e naturais, ricos em vitaminas e sais minerais. Lave bem e descasque os legumes e frutas para retirar os agrotóxicos. Escolha carboidratos integrais como: arroz, aveia, massas e pães integrais. Aproveite as proteínas de carnes, peixes, produtos derivados do leite, grãos, tofu ou soja.
Para conservar a energia, é preferível lambiscar com freqüência alimentos de qualidade, como sementes, uvas passas ou frutas secas, a fazer duas refeições completas ao dia.
O hormônio progesterona relaxa os músculos dos intestinos durante a gravidez, e algumas mulheres passam a sofrer de prisão de ventre. Para combatê-la, tome bastante líquido e coma ameixas secas e cereais ricos em fibras. Se sofrer de má digestão, elimine alimentos gordurosos e coma bem devagar. Dê preferência a água mineral ou sucos de frutas em lugar de bebidas calóricas ou aromatizadas artificialmente.

Dieta para Gestantes

A gestante deve se alimentar bem não passando fome, mas ao mesmo tempo não engordando muito.
O ganho ideal do peso da mãe é entre 10 e 12 quilos durante a gravidez. A gestante deve fazer 6 refeições por dia, devendo comer pouco por vez. No final do dia ela terá comido a mesma quantidade que normalmente come, mas fracionada. Com isso seu estômago trabalhará com calma, não produzindo um excesso de ácido clorídrico e também não ficará muito tempo sem alimento no seu interior, para consumir o ácido, propiciando uma boa digestão e diminuindo a chance da gestante ter azia.
ALIMENTAÇÃO:
Dieta hipocalórica (pobre em açúcar): evitar ao máximo bolos, balas, refrigerantes, sorvetes, chocolates e doces em geral. Sempre que a gestante tiver vontade de comer alimento doce, procure antes avaliar as calorias do alimento. Por exemplo: se tiver vontade de comer bolo, procure comer um bolo sem recheio e sem cobertura, pois a cobertura mais o recheio juntos vão mais que dobrar as calorias do pedaço do bolo.
Dieta hipogordurosa (pobre em gorduras): a gestante deve evitar carnes gordas: carnes de porco, maminha, costelas, fraldinha, picanha e cupim; em geral, todas as carnes muito macias; carnes escuras e pele de frango; frituras em geral. As frituras e carnes gordurosas são de difícil digestão, sobrecarregando muito o funcionamento do estômago, além, é claro, de ter muitas calorias.
Dieta hiperproteica (ricas em proteinas): é a proteina que faz o feto crescer: tubérculos (mandioca, cará e batata), grãos (arroz,feijão, lentilha e ervilha), frutas e carnes; comer mais carnes magras e brancas (peito de frango, peru e carne de peixe). Não deve ficar duas refeições principais (almoço ou jantar) sem comer carne. Lembre-se sempre que a maioria destes alimentos (principalmente grãos, frutas e tubérculos) também são rico em açúcar.
Dieta hipervitamínica (rica em vitaminas): espinafre, feijão, ovos (4 à 5 por semana). Também poderá cozinhar, pelo menos, um alimento, no almoço e no jantar, em panela de ferro (aquela panela preta e pesada).
Dieta rica em cálcio - tomar em média 2 a 3 copos de leite por dia ou seus derivados. Comer mais queijos brancos (tipo Minas, ricota ou mussarela), coalhadas naturais,etc. Evitar alimentos com conservante em excesso.
O QUE A GESTANTE DEVE COMER POUCO: Frutas ricas em açucar como uva, abacate ,banana, caqui e figo.
Massas - O ideal é comer massa apenas uma vez por dia (em apenas uma refeição), evitando sempre misturar qualquer tipo de massa com molhos de carne (o ideal é não comer carne na refeição que comer massa). Evitar ao máximo, ou mesmo não comer condimentos (catchup, mostarda, picles, pimenta) e também café puro, para evitar ter gastrite, pois o estômago da gestante é muito mais sensível para adquirir uma gastrite. Evitar bebidas com gás (refrigerantes ou mesmo água) em excesso. Tomar pouca bebida alcoólica, dando preferência as fermentadas (tipo vinho e cerveja), evitando as destiladas (tipo pinga ou whisky).
CAFÉ- o ideal é evitar tomar café puro, mas pode tomá-lo com leite à vontade.
OBS .-Tomar em média 6 copos de água por dia. Se a gestante tiver intestino obstipado (intestino "preso"), procurar fazer uma dieta com bastante resíduos: verduras cruas ou cozidas, mel, ameixas pretas em água, aveia, laranjas (chupar e comer o bagaço), coalhada (evitar comprar com conservantes, procurar fazer em casa) e mamão (comer junto com algumas sementes).
Dr. Narciso Alberto Ferreira- Médico Obstetra

2 comentários:

Ana disse...

Olá Beth,

Encontrei seu blog através de outro.

Parabéns pela gravidez! É uma grande benção e uma imensa satisfação estar gerando um filho.

Estou grávida de 13 semanas: são GÊMEOS! Estou curtindo muito, porque foi um longo caminho até conseguir engravidar...

Visite meu cantinho e vamos trocar experiências de "mãe de primeira viagem".

Que Deus abençoe sua família.

Anônimo disse...

Evitar tomar bebida alcoolica? Como assim? Não se deve tomar de jeito nenhuma! O consumo de álcool pode causar sérios problemas no bebê! E queijo do tipo frescal e minas devem ser evitados pois podem ser feitos com leite não pasteurizado. A mãe que se preocupa com seu bebê deve abrir mão de muitas coisas, e não apenas evitá-las.