As dores e as delícias de uma mamãe de primeira viagem...


terça-feira, 31 de julho de 2007

Doe sua urina!

Li essa matéria no Planeta Bebê e achei interessante compartilhar com vocês... Quem teve dificuldades para engravidar e teve que recorrer a tratamentos sabe o quanto toda ajuda é importante e válida. Qualquer dia desses postarei matérias sobre doações de óvulos, acho extremamente interessante...
Beijos!

O PROGRAMA HCG foi implantado pela primeira vez em meados de 1986, por duas empresas do Grupo Akzo Nobel (holandês) : a ORGANON Produtos Químicos Opoterápicos Ltda. Apesar de ter alcançado quase todos os seus objetivos principais, o programa foi desativado em dezembro de 1992 e no final de 1995 nós, da PROQUIMIO, o reativamos com uma tecnologia mais moderna e mais adequada às condições de nosso país.

O que significa e para que serve o HCG: HCG vem do inglês HUMAN CHORIONIC GONADOTROPHIN, que significa Gonadotrofina Coriônica Humana ou simplesmente HORMÔNIO HCG ou HORMÔNIO DA GRAVIDEZ. Este Hormônio é produzido em grandes quantidades e liberado na urina das gestantes até a 17ª semana de gravidez (aproximadamente três meses e meio).

Sua principal função é a retenção do feto, ou seja, ele é anti-abortivo. Mas para que nós queremos este HCG? Ele pode ser utilizado principalmente em tratamentos de esterilidade na mulher (por ausência de amadurecimento do folículo ou de ovulação) e em casos de criptorquidismo no homem (retenção de testículos).

Como funciona, então, o programa:

a) PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO - através de promotoras que visitam Postos de Saúde, Hospitais, Clinicas, etc. colocando cartazes, distribuindo folhetos, fazendo contatos com prováveis doadoras. Se concordarem em doar, elas preenchem uma ficha de inscrição com a promotora ou através do telefone 0800-559022 (ligação gratuita) , quando também serão fornecidas todas as informações;

NOTA : PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA, A GESTANTE DEVE ESTAR NO MÁXIMO COM 2 (DOIS) MESES DE GRAVIDEZ.

b) COLETA - de posse desta ficha de inscrição, agentes de Coleta devidamente identificados e em carros de nosso programa, vão até o endereço indicado e levam frascos onde será colocada a urina. Os frascos contêm conservante e por isso não é necessário colocá-los na geladeira. Nosso agente combina com a doadora o dia em ele virá retirar os frascos. Nesta primeira doação, é feita uma dosagem hormonal e, através dela, são selecionadas as doadoras que possuem hormônios em quantidade suficiente para o nosso trabalho. A doadora estando nesta condição, o Agente de Coleta irá coletar a urina de dois em dois dias, até o quarto mês. Ao final da doação, ela recebe um kit com produtos para o bebê, em agradecimento à sua contribuição.

Obs.: nossos frascos são lavados por uma máquina, sem nenhum contato manual, sofrendo um processo de esterilização por ultra-som, o que garante a perfeita limpeza dos mesmos e a ausência de qualquer contaminação. Da máquina, eles já saem com o conservante e tampados, prontos para o uso.

Após a coleta, esta urina passa por um processo industrial, através do qual extraímos o Hormônio HCG sob a forma de pó, que então vai para a Holanda, onde será transformado em medicamento pela ORGANON de lá. Pronto, volta para o Brasil e é comercializado pela ORGANON daqui. Está completa a primeira fase do programa.

Qual seria a segunda fase? Infelizmente, ainda não entramos nela, mas em breve conseguiremos. A segunda fase seria a fabricação do medicamento aqui no Brasil. Como vamos conseguir isto? Depende do número de doadoras. Se conseguirmos um grande volume de urina, justificaremos um investimento aqui no Brasil. Isto seria o ideal, pois encontraríamos o medicamento em nossas farmácias e drogarias por um preço bem mais acessível que o atual. Atualmente temos um volume diário de 2.200 litros, mas precisamos de muito mais, pois a quantidade de pó obtida ainda é muito pequena.

Qual a importância do Programa? A única fonte de HCG existente é a urina da mulher grávida. Além destas indicações principais já citadas, estão sendo feitas pesquisas em todo o mundo, utilizando este hormônio. Outro fato importante: por ser de origem humana, nenhuma formação de anticorpos é esperada.

Esclarecemos que o trabalho de coleta é de nossa inteira responsabilidade, pois este será realizado na residência das futuras doadoras ou em seu local de trabalho se for permitido.

Atualmente a coleta está sendo feita em quase todos os bairros das regiões norte, oeste e leste da cidade de São Paulo (exceto no centro expandido, devido ao rodízio de veículos, e em bairros onde há dificuldades de estacionamento) e nas cidades de Guarulhos, Carapicuíba, Osasco e Jandira.

Participe ligando para o telefone 0800-559022

O horário de atendimento é das
8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
Ligação gratuita

Supervisão:
Maria do Carmo Ricciardi
Farmacêutica-Bioquímica

Um comentário:

jaqueline. disse...

Ola boa noite, estou fazendo um trabalho de conclusao de curso sobre esse tema " doaçao de urina", gostaria de saber se podem me ajudar com bibliografias ou algum material que me sirva de estudo.
De contra partida tambem estarei ajudando o programa na divulgaçao. Desde ja agradeço. Jaque.