As dores e as delícias de uma mamãe de primeira viagem...


quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Um mito na gravidez: Voltar à antiga forma em três meses

Apenas cerca de 40% das mães voltam ao peso anterior ao barrigão em três ou quatro meses, revela a nutricionista Marli Regina Serafim Kling. Recuperar o peso em três meses é até possível, desde que você:

1. Tenha engordado pouco.
2. Tenha se exercitado e continue se exercitando.
3. Amamente - o que queima até 700 calorias por dia.
4. Continue com a alimentação equilibrada.

O ideal é procurar a orientação de um nutricionista para organizar um cardápio que mantenha a produção de leite e garanta a perda de peso. Mas, atarantada com tanta fralda para trocar, mamadas, mil novidades, a mãe acaba pulando refeições e comendo bobagem.

Além do mais, sem ginástica, a mulher pode até retomar o peso, mas não a forma. "A barriga, a bunda, tudo ainda está molinho", diz Rita de Cássia Rochão, professora de educação física que acompanhou 10 mil grávidas e consultora do livro Grávida em Boa Forma, da jornalista Angélica Banhara, uma destas exceções que confirmam a regra: com muita ginástica e controle alimentar, Angélica voltou à forma em três semanas.

Entre as mortais, Rita afirma que há mães que três ou quatro meses após a gravidez estão ainda mais gordas do que no final da gestaçào. Claro que quem já treinava antes de pensar em ter filho leva vantagem. Mas mesmo as sedentárias convictas podem se exercitar com moderação durante a gravidez. O importante é procurar academias com aulas específicas para gestantes.

"Para a grávida, os objetivos são diferentes: procuramos aumentar o bem-estar e prepará-la para o parto e para a trabalheira que vem depois", conta. Ela recomenda que a mãe converse sempre com o obstetra antes de iniciar um programa de exercícios. Além da tradicional hidroginástica, ela sugere exercícios de musculação e também os aeróbicos. Um esquema interessante é alternar aulas de hidro com caminhada (duas de hidro, três de caminhada ou vice-versa).


Revista Pais e Filhos - edição junho 2005
por Larissa Purvini

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

Passei para conhecer e já votei rsrsrs

Adorei e felidades pelo lindo meninão!

Me visite também!

Abraços

Dri

Happy Belly disse...

PARABÉNS!!!!!

Adorei a novidade. Um menino!!!
Se a nossa Rita fosse um menino, eu teria escolhido Miguel. Entre Filipe e Eduardo????
Gosto dos dois e é uma coisa tão vossa, que certamente vão escolher bem.
Eduardo - Próspero guardião.
Felipe - Aquele que gosta de cavalos.

Beijos grandes e redondinhos!!