As dores e as delícias de uma mamãe de primeira viagem...


segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Alimentação na gravidez

Procure zelar mais pela sua saúde durante a gravidez. Portanto, tenha mais atenção com o que você come.
Você terá que manter um certo controle sobre o seu peso, de modo a não engordar muito. Mas também não deve se privar totalmente dos prazeres alimentares. O bom senso, aqui, é fundamental.

Depois do parto, por causa da amamentação - e também para ficar em forma logo - você deverá seguir seriamente algumas regras de alimentação. Portanto, se você tiver apetite durante a gravidez, não se prive muito, pois mais tarde será importantíssimo você se controlar. Também não vá exagerar, pois engordar em excesso pode dificultar o parto.

Se você tem enjôos, saiba que geralmente eles se manifestam apenas no primeiro trimestre da gestação. Depois a coisa melhora.

Já a famosa azia costuma aparecer mais tarde, no último trimestre. Nesta ocasião, o estômago da gestante pode estar meio "apertado" - o bebê ocupa todo o espaço disponível na sua barriga! Então, a digestão pode ficar um pouco mais difícil. Isso é normal, mas não é obrigatório que aconteça. Depende das características e dos hábitos alimentares de cada uma.

Não use bebidas alcóolicas durante a gestação. O uso do álcool pode ser extremamente prejudicial para o bebê. O mesmo para fumo e drogas; até mesmo medicação só se deve usar com orientação médica.



Procure comer:
* muitas frutas - de todo tipo, sucos, frutas secas
* muitas verduras e legumes (folhas, hortaliças, leguminosas...)
* nozes, castanhas, amêndoas - é cheio de proteína!
* queijo branco (minas, ricota), leite desnatado, mel
* pão integral, aveia, germe ou farelo de trigo, fibras em geral
* tome bastante água e, se puder, água de côco a rodo!!

Se for inevitável, coma pouco:
* doces, chocolates, frituras
* alimentos que fermentem, tipo amendoim, pipoca, etc.
* massas, pizzas, bolos

Evite:
* enlatados, condimentos, coisas gordurosas
* carnes pesadas, carnes cruas
* sushi, camarão, lagosta, frutos do mar (para não arriscar)
* refrigerantes, refrescos e bebidas industrializadas

Não consuma:
* bebidas alcóolicas
* cigarro
* medicação sem orientação médica



A questão da alimentação, na verdade, merece um, ou muitos, livros à parte. Trata-se de um assunto riquíssimo e um tanto polêmico. O que posso adiantar é que nossa cultura considera hábitos alimentares que pouco questionamos.

Nos acostumamos a consumir comidas e bebidas semi-prontas, industrializadas que, na maioria das vezes contêm conservantes, estabilizantes e até corantes e aromas artificiais. Tais substâncias são nocivas ao nosso organismo na medida em que se acumulam e necessitam de esforço para serem eliminadas.

A abordagem que proponho aqui segue a linha higienista do Dr. H. Shelton da Escola Higienista de San Antonio, Texas - EUA. Pode-se dizer que se trata de uma filosofia baseada na "higiene" do organismo e que destaca a riqueza de certos alimentos, nos orientando na função vital da alimentação.


Fonte: Baby Site

Nenhum comentário: