As dores e as delícias de uma mamãe de primeira viagem...

sábado, 25 de agosto de 2007

Um mito na gravidez: Grávida pode comer o que e quanto quiser


Nunca seu peso vai ser tão controlado na vida quanto na época da gravidez. Surpresa? É que, em nove meses, você tem o "direito" de engordar apenas de 9 a 12 quilos (os mais liberais falam em 15 quilos). Descontados bebê, placenta, líquido amniótico, aumento no volume de sangue e dos seios (que chegam a dobrar) etc., só de 1,8 a 3,5 quilos serão de gordurinhas propriamente ditas. No primeiro trimestre, espera-se que você ganhe até 1,8 quilos. Depois, a média deve ser de 400 a 450 gramas por semana.

Claro que não é hora de fazer regime, mas isso não quer dizer que liberou geral. Durante a gestação, você precisa investir na qualidade do que come. Tudo o que você ingere tem um papel na formação do seu bebê. Os laticínios vão ser imoprtantes para construir o esqueleto; as carnes ajudarão a construir os músculos; as hortaliças, a pele; os cereais, as células sanguíneas... Impossível pensar só em termos de calorias: não dá para trocar uma refeição equilibrada por um pote de sorvete, ainda que o valor calórico seja o mesmo.

Agora, você vai comer o tempo todo, sim, porque, para amenizar os enjôos e a azia e evitar a fome de leão, é preciso fazer de cinco a seis pequenas refeições por dia (café-da-manhã, lanche, almoço, novo lanche, jantar e ceia). Doce? Pode esquecer: no máximo UM ou DOIS por SEMANA.

O obstetra Guilherme Loureiro Fernandes, pai de Pedro e Luiza, explica que todo esse controle não é exagero. Mães que acreditam no mito da comilança liberada costumam engordar mais de 20 ou 30 quilos e, no pior dos cenários, desenvolvem diabetes gestacional. Nesses casos, a bolsa pode romper e a criança nascer prematura. Se chegar ao fim dos nove meses, é possível o bebê crescer demais, dificultando o parto normal.

Outro efeito colateral é a pré-eclâmpsia: elevação da pressão que pode evoluir para um quadro de eclâmpsia, levando a convulsões e à necessidade de uma cesariana de emergência. Mito perigoso, este. Ainda bem que você sabe a verdade.

Revista Pais e filhos - edição junho 2005
por Larissa Purvini

Um comentário:

Meus amores disse...

Abafa o caso amiga, ja engordei masi de 15 kgs...
Se ta linda na fotinho lá embaixo!!!
E ai não sabe o sexo ainda???
Beijos Vanessa