As dores e as delícias de uma mamãe de primeira viagem...


quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Curso de gestantes: 2º dia

Comigo as coisas hoje estão bem, mas confesso que tenho sentido bastante o excesso de gordura em meu corpo... Agora que a barriga tá começando a crescer e pesar, simplesmente tô ficando muito fraca e logo dá falta de ar e tonturas. É um absurdo eu ter engordado assim, mas graças a Deus acho que agora vou conseguir manter este peso até o final da gravidez ou reduzir um pouco.
Ontem a reunião foi ótima. Tivemos duas palestras, sendo a primeira sobre a alimentação da mamãe. Foi muito bom, pois a nutricionista puxou bem a orelha dos papais sobre eles apoiarem a mamãe na hora da dieta. Afinal, não adianta eu comer uma pratão hiper-saudável e ele sentar ao meu lado com um putz prato de tudo delicioso e nada nutritivo, tipo frituras ou aqueles macarrões cheios de coisas... Ela deu algumas dicas importantes pras mamães, mas na minha opinião foi mais pros papais mesmo.
Às vezes tenho a sensação de que este curso na realidade é pros papais. Acaba ajudando muito mais a eles, pois conseguem ouvir de forma clara e sem rodeios o que realmente se passa com a mulher nesta fase tão cheia de mudanças fisicas e psicológicas...
A outra palestra foi com uma ginecologista e obstetra. Ela falou detalhadamente sobre os principais sintomas da gravidez, tirou algumas dúvidas sobre sexo e também conversou sobre alguns exames que devemos fazer na gravidez e a importância de cada um, sobre os riscos na gravidez e cuidados que as gestantes devem ter.
Tá, ela falou sobre muitas coisas... Não dá pra escrever tudo assim, pois não consigo lembrar, mas criei um caderninho-relatório para anotar e depois postar no blog mais organizadamente (somente depois quando as coisas aliviarem por aqui é que poderei escrever direito). Tá tudo bem resumido, mas dá pra ter uma idéia de como foi a reunião, né? Agora tenho que voltar ao trabalho, a chefe deve estar voltando do almoço!
Milhões de beijinhos e até mais...

2 comentários:

Happy Belly disse...

Oi,
acho interessante as suas aulas e também muito comletas. As nossas são 1 por semana sempre com uma enfermeira de obstétricia. A nossa primeira aula foi uma geral sobre o que se ia aprender. Falou-se no que se devia levar para a materninada (mala da mãe e do bebé, falou de camas que se devem comprar, melhor caminha de barras, tinta orgânica, o berço dura pouco tempo pois o bebé cresce rápido), falou de banheirinhas, armários com banheira, montes de coisas. Sei que vamos ter uma aula sobre alimentação.
Eu tou com o mesmo problema que voçê. Foi quando cheguei no seu tempo de gravidez que mais notei que estava a ficar pesada e me doiam as costas e até comprei uma faixa para suportar o peso da barriga e apoiar a zona lombar. Mas parece que o meu corpo se foi habituando e agora já estou gerindo melhor, contudoi penso que não estou a ser muito contida na comida. Na última consulta que foi no fim do mês, estava com 82 kgs.
:(
Mas sou muito mal comportada e a comida sabe-me muito bem mesmo.
Vou rebolando pela gravidez fora e ttenho que fazer as análises da glicose, não vá a diabetes de grávida pegar por aqui (não é anormal acontecer).
Mas estou feliz, gordinha e feliz, sinto a nossa Rita a mexer já com muita frequencia o que me deixa louca de felicidade, já não falta muito para voçê sentir com a mão os pontapés do seu bebé também. E então??? Menina ou menino?? Ainda não contou para nós?
Parabéns pelas 17 semanas e um beijo grande daqui de Portugal!

Meus amores disse...

Que legal que vc esta gostando do curso...
Aproveita bastante tá?
Beijos e uma ótima semana.
Vanessa.