As dores e as delícias de uma mamãe de primeira viagem...


sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Recomendações Nutricionais para Gestantes

- Sempre que possível, fracione as refeições em 6 ao dia, assim você estará prevenindo dificuldades na digestão e náuseas, sintomas comuns no primeiro e último trimestres da gravidez.


- Aumente o consumo de fibras, ingerindo maior quantidade de frutas, verduras e legumes, evitando assim a obstipação intestinal.


- Evite o consumo exagerado de doces, chocolates, tortas e folhados, pois o valor calórico destes alimentos é elevado, contribuindo com o ganho de peso.


- Substitua frituras e preparações à milanesa por assados, grelhados e ensopados.


- Procure consumir pelo menos uma fonte de cálcio por dia. O cálcio pode ser encontrado principalmente no leite e em seus derivados como: coalhada, iogurtes e queijo fresco, por exemplo.


- Evite o excesso de carboidratos, não ingerindo em uma mesma refeição: arroz, pão, macarrão, farofa, batata, manioca e mandioquinha.


- Consuma pelo menos duas fontes de vitamina C por dia. As mais recomendadas são: laranja, limão, kiwi, acerola, goiaba e carambola.


- As carnes devem ser consumidas sempre nas principais refeições, pois elas são as melhores fontes de ferro, prevenindo anemia e hemorragias.


- Beba, pelo menos, 6 a 8 copos de água por dia. Esta quantidade de água ingerida é muito importante para prevenir o aparecimento de edemas.


- Controle o consumo de sal no preparo das refeições, bem como para temperar, uma vez que em excesso, o sal pode elevar os níveis da pressão arterial.

Nenhum comentário: