As dores e as delícias de uma mamãe de primeira viagem...


terça-feira, 7 de agosto de 2007

Curso de gestantes: 1º dia

Hoje estou extremamente feliz, pois ontem iniciei o curso de gestantes e foi bastante proveitoso. Não tanto pra mim em questões de informação, pois com a ajuda dos textos que a Dindinha me envia já sei quase tudo que eles irão falar por lá... Acho que só vai ser bom mesmo as aulas sobre os tipos de partos e anestesias, sobre as tecnicas de amamentação e cuidados com o umbigo do bebê.

Ainda assim foi ótimo porque o Marcos finalmente teve conhecimento de muitas coisas que andavam acontecendo comigo... Sei que ele não entendia os motivos, mas sempre me tratou muito carinhosamente, apesar de tanta coisa parecer até frescura e não ser.

Ontem a palestra foi com duas psicólogas. Elas falaram sobre as mudanças no inicio da gravidez, sobre os medos não só das mães mas dos pais também, apesar de muitas vezes eles se fecharem e não deixam transparecer...

Também rolaram brincadeiras, um lanchinho delicioso e passaram dois filmes sobre os estágios da gravidez. Sem contar que teve aquela parte das apresentações (que eu pensei que seria a parte mais chata e difícil), mas foi tão fácil... Finalmente consegui expor o que está significando essa gravidez pra "nós" e quais as mudanças principais nas nossas vidas.

As psicólogas também falaram sobre a importância do apoio da familia e sobre os sinais aos quais o marido deve ficar atento e comunicar ao médico durante a gravidez e após o parto, com relação à depressão. Vocês acreditam que a cada dia que passa os homens também estão tendo depressões pós-parto? Isto significa que a depressão não é causada somente por mudanças hormonais da mulher! Inacreditável!

Também conversamos a respeito das mães solteiras e sobre as separações que ocorrem em grande quantidade durante o periodo de gravidez por ciúmes, falta de paciência e principalmente de diálogo.

Achei extremamente importante o Marcos ouvir tudo isso, afinal de contas sei que quase todas as dúvidas que ele tinha foram exterminadas ontem. Sem contar que ele saiu de lá, outra pessoa: parece que estava mais aliviado, com uma aparência mais leve (apesar do cansaço e de ter achado as cadeiras desconfortáveis pra ficar sentado das 18h45 até as 21h45).
A melhor coisa que fiz foi tê-lo levado a essas aulas, pois agora sabemos que muito do que andava acontecendo com relação a eu estar tão chateada com o pouco apoio que tive da familia é simplesmente porque meu perfil psicológico necessita de extrema atenção e apoio (elas também falaram sobre os diversos perfis das grávidas).
Amanhã tem outra reunião e será com os temas Alimentação da mamãe na gravidez e Principais sintomas na gravidez.
Ah! Já estava esquecendo, eles dão brindes todos os dias... Ontem ganhei uma necessaire com um Dermacid infantil e uma amostra grátis de Naturet (um laxante infantil para uso após os oito anos de idade! hehehehe... Tá longe de chegar lá!).
P.S.: No encerramento rolou meditação, foi delicioso!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Que ótimo que curtiste a dica... Agora é só aproveitar o curso...

Mil beijocas em vcs...

Nhamutis.

Happy Belly disse...

Bom... cá em Portugal, não tem psicologas... bolas...
o nosso curso também tem Yoga, e é de 8 aulas (1 por semana). E para voçês??

Já agora, também gosto que o meu marido vá, assim compreende melhor o que se está passando e penso que também serve para ele se sentir um pouco grávido. :)
Beijos