As dores e as delícias de uma mamãe de primeira viagem...


terça-feira, 31 de julho de 2007

Depressão pós-parto

Apesar de não estar sendo uma gravidez muito calma e tranqüila, acredito que tenho andado pelos caminhos certos para que não venha a ter uma depressão no futuro. Tenho sentido medo e angústias, mas nada fora do normal, pelo que conversei com outras gestantes. Segunda feira (06/08/2007) começa o curso para gestante, estou muito ansiosa, pois o Marcos vai poder participar também e assim ficar mais por dentro desses assuntos importantes da gravidez!! Todos sabem que os nove meses de gravidez são repletos de momentos, maravilhosos, mágicos e indescritíveis na vida da mulher. Porém, muito pouco se fala do medo, da insegurança, da tristeza, e até da culpa que muitas gestantes sentem após o parto... Por isso, resolvi compartilhar com vocês esse texto, que talvez possa ajudar alguém...


Grande parte das mulheres passa por alguma forma de "depressão" após o nascimento do bebê. Principalmente para as que dão à luz pela primeira vez, a função de assumir o papel de mãe pode provocar uma verdadeira reviravolta na vida e no estado emocional, embora a gravidez e o filho tenham sido planejados. Isso tem haver com o estado emocional destas mulheres e como elas estão vivenciando algumas de suas lembranças durante a gestação. Na gestação a mulher vivência questões inconscientes de quando ela foi um bebê - nem sempre é tranqüilo ser um bebê -, de como é ser filha e agora como ser mãe, e da propensão da pessoa de ter depressão.

Logo que o bebê chega em casa, e elas se dão conta de que vão ter que ser responsáveis não só por suas vidas, mas também pela nova vida que agora está aos seus cuidados, é comum surgirem os mais diversos sentimentos e sensações. Algumas sentem que sua liberdade será definitivamente perdida e que, ainda por cima, deverão se dividir entre os afazeres de casa, o trabalho, o companheiro e o filho. Para outras, além dos sentimentos já citados, podem aparecer também a angústia e a preocupação, que vêm acompanhadas de pensamentos como "será que vou conseguir cuidar do meu bebê?", "e quando ele ficar doentinho, o que vou fazer?", "meu Deus, como vou me virar?", "vou ser uma boa mãe?".


Existe um sentimento muito comum, a "tristeza", que acomete a mulher durante dois a cinco dias após o parto. É um choque inicial quando a mulher toma consciência de que há um Ser totalmente dependente dela, e que ocorre em torno de 50 a 80% dos casos. Se houver apoio familiar e um bom acompanhamento, ela sai do quadro em cerca de duas semanas. Essa melancolia não pode, nem deve, ser confundida com a depressão pós-parto, que dura muito mais tempo e pode surgir até 12 meses após a chegada do bebê.


Os sintomas como cansaço, desanimo, ansiosidade, insônia, excesso de sono, irritação, apatia, falta de desejo sexual, medos, sensação de estar falhando como mãe, ter pensamentos obsessivos e sentimentos ambivalentes em relação ao bebê, ou atitudes como a de não querer se cuidar ou se alimentar, geralmente fazem parte da depressão pós-parto e neste caso precisa ser tratada com antidepressivos, que corrigem o metabolismo cerebral, além de terapia. A mulher que tiver depressão pós-parto uma vez, tem grande chance de desenvolvê-la novamente nos próximos partos e mesmo durante a próxima gravidez. Daí a importância do tratamento.

O bebê precisa do olhar da mãe voltado para ele, assim como dos cuidados e do contato materno. Com a depressão a mãe está voltada para ela, sendo incapaz desta tarefa. Assim, os dois, mãe e bebê, precisam de apoio (do pai ou de familiares), para conseguirem fazer um vínculo saudável, a mãe para sair desta depressão e o bebê para ter uma mãe.

Infelizmente quem está ao redor nem sempre percebe que a mulher está passando pela depressão pós-parto e, muitas vezes, a doença acaba piorando em razão da falta de apoio, compreensão e conhecimento dos familiares e até de ajuda médica.

Os sintomas tendem a piorar quando, ainda por cima, a mulher tem de ouvir frases como "deixa de frescura", "larga de ser preguiçosa", "vê se vai se cuidar para ficar mais bonita" ... É preciso entender que não se trata de preguiça ou apenas uma tristeza passageira: a auto-estima da depressiva pode ficar totalmente baixa a ponto de a mulher se sentir incapaz de realizar atividades que antes lhe davam prazer e para fazer o que estava acostumada e, sem o apoio e o tratamento adequados, os sintomas funcionam como um círculo vicioso ou, porque não dizer, até uma bola de neve: a mulher está irritada, as pessoas xingam e brigam com ela, que por sua vez fica mais irritada e desconta no bebê, o bebê sente e chora, o marido briga com ela e por aí vai...

Existe ainda um outro estágio de depressão, mais raro e grave, a psicose pós-parto. A mãe pode sentir culpa por, de alguma forma, rejeitar ou não desejar aquele bebê – "e se eu não tivesse este bebê? Tudo seria como antes!" - e é aí que surgem idéias delirantes de perseguição, por exemplo, o desejo de se suicidar, abandonar, machucar ou até mesmo matar o próprio filho, porém os casos só chegam a este ponto quando a mãe não recebe tratamento médico e apoio da família.
Depois do nascimento do bebê a mamãe precisa ir ao médico para avaliar sua saúde e conversar sobre sua adaptação, sentimentos e preocupações relacionados a essa nova fase da sua vida. Caso sinta que está piorando, que não consegue mais controlar as suas emoções, ou os familiares notem mudanças expressivas em seu comportamento, ela deve procurar um psicólogo ou um psiquiatra. Atualmente existem medicamentos (antidepressivos) que podem ser tomados durante a gestação e até mesmo sem interromper a amamentação, e que não causam dependência. O importante é a mãe e os familiares à sua volta não resistirem à necessidade do tratamento e conciliá-lo com muito apoio, amor e carinho, já que assim a mulher pode se recuperar mais rápido.

Levar uma gravidez tranqüila, fazendo um o pré-natal adequado, participar de um curso para gestantes e evitar conflitos e estresse são algumas das maneiras de prevenir a depressão pós-parto.

Fonte: Planeta Bebê

Doe sua urina!

Li essa matéria no Planeta Bebê e achei interessante compartilhar com vocês... Quem teve dificuldades para engravidar e teve que recorrer a tratamentos sabe o quanto toda ajuda é importante e válida. Qualquer dia desses postarei matérias sobre doações de óvulos, acho extremamente interessante...
Beijos!

O PROGRAMA HCG foi implantado pela primeira vez em meados de 1986, por duas empresas do Grupo Akzo Nobel (holandês) : a ORGANON Produtos Químicos Opoterápicos Ltda. Apesar de ter alcançado quase todos os seus objetivos principais, o programa foi desativado em dezembro de 1992 e no final de 1995 nós, da PROQUIMIO, o reativamos com uma tecnologia mais moderna e mais adequada às condições de nosso país.

O que significa e para que serve o HCG: HCG vem do inglês HUMAN CHORIONIC GONADOTROPHIN, que significa Gonadotrofina Coriônica Humana ou simplesmente HORMÔNIO HCG ou HORMÔNIO DA GRAVIDEZ. Este Hormônio é produzido em grandes quantidades e liberado na urina das gestantes até a 17ª semana de gravidez (aproximadamente três meses e meio).

Sua principal função é a retenção do feto, ou seja, ele é anti-abortivo. Mas para que nós queremos este HCG? Ele pode ser utilizado principalmente em tratamentos de esterilidade na mulher (por ausência de amadurecimento do folículo ou de ovulação) e em casos de criptorquidismo no homem (retenção de testículos).

Como funciona, então, o programa:

a) PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO - através de promotoras que visitam Postos de Saúde, Hospitais, Clinicas, etc. colocando cartazes, distribuindo folhetos, fazendo contatos com prováveis doadoras. Se concordarem em doar, elas preenchem uma ficha de inscrição com a promotora ou através do telefone 0800-559022 (ligação gratuita) , quando também serão fornecidas todas as informações;

NOTA : PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA, A GESTANTE DEVE ESTAR NO MÁXIMO COM 2 (DOIS) MESES DE GRAVIDEZ.

b) COLETA - de posse desta ficha de inscrição, agentes de Coleta devidamente identificados e em carros de nosso programa, vão até o endereço indicado e levam frascos onde será colocada a urina. Os frascos contêm conservante e por isso não é necessário colocá-los na geladeira. Nosso agente combina com a doadora o dia em ele virá retirar os frascos. Nesta primeira doação, é feita uma dosagem hormonal e, através dela, são selecionadas as doadoras que possuem hormônios em quantidade suficiente para o nosso trabalho. A doadora estando nesta condição, o Agente de Coleta irá coletar a urina de dois em dois dias, até o quarto mês. Ao final da doação, ela recebe um kit com produtos para o bebê, em agradecimento à sua contribuição.

Obs.: nossos frascos são lavados por uma máquina, sem nenhum contato manual, sofrendo um processo de esterilização por ultra-som, o que garante a perfeita limpeza dos mesmos e a ausência de qualquer contaminação. Da máquina, eles já saem com o conservante e tampados, prontos para o uso.

Após a coleta, esta urina passa por um processo industrial, através do qual extraímos o Hormônio HCG sob a forma de pó, que então vai para a Holanda, onde será transformado em medicamento pela ORGANON de lá. Pronto, volta para o Brasil e é comercializado pela ORGANON daqui. Está completa a primeira fase do programa.

Qual seria a segunda fase? Infelizmente, ainda não entramos nela, mas em breve conseguiremos. A segunda fase seria a fabricação do medicamento aqui no Brasil. Como vamos conseguir isto? Depende do número de doadoras. Se conseguirmos um grande volume de urina, justificaremos um investimento aqui no Brasil. Isto seria o ideal, pois encontraríamos o medicamento em nossas farmácias e drogarias por um preço bem mais acessível que o atual. Atualmente temos um volume diário de 2.200 litros, mas precisamos de muito mais, pois a quantidade de pó obtida ainda é muito pequena.

Qual a importância do Programa? A única fonte de HCG existente é a urina da mulher grávida. Além destas indicações principais já citadas, estão sendo feitas pesquisas em todo o mundo, utilizando este hormônio. Outro fato importante: por ser de origem humana, nenhuma formação de anticorpos é esperada.

Esclarecemos que o trabalho de coleta é de nossa inteira responsabilidade, pois este será realizado na residência das futuras doadoras ou em seu local de trabalho se for permitido.

Atualmente a coleta está sendo feita em quase todos os bairros das regiões norte, oeste e leste da cidade de São Paulo (exceto no centro expandido, devido ao rodízio de veículos, e em bairros onde há dificuldades de estacionamento) e nas cidades de Guarulhos, Carapicuíba, Osasco e Jandira.

Participe ligando para o telefone 0800-559022

O horário de atendimento é das
8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
Ligação gratuita

Supervisão:
Maria do Carmo Ricciardi
Farmacêutica-Bioquímica

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Pequena prece

Agradeço ao Senhor, meu Deus,
por ter me dado o poder de criar a vida.
Agradeço também, por meu filho
que cresce dentro de mim.

Bambin@

Olha só o que alguém anda aprontando... De acordo com o Planeta Bebê, na 15ª semana, el@ "pode ter desenvolvido o hábito de chupar o dedo, suas feições se individualizam e as expressões faciais começam a ficar evidentes. O mais impressionante é que ele começa a apresentar expressões de agrado e desagrado. Seus cabelos, sobrancelhas e cílios estão começando a crescer e a pele, é tão fina que se pode ver os vasos sanguíneos. No final desta semana, ele estará pesando entre 82 gramas e terá cerca de 14,5 cm de comprimento".
Coisa linda de mamãe me deixando cada dia mais babona... E a dindinha também vai na corda...

sábado, 28 de julho de 2007

Você será abençoado meu filho


Você é um bebê na minha barriga
Você ainda não anda, não fala, apenas chuta
Suas primeiras palavras estão para serem ditas.
Mas juro que você será abençoado
Eu sei que você ainda é apenas um sonho
Seus olhos talvez sejam verdes
Ou os mais azuis que eu já vi,
talvez nenhum dos dois.
De qualquer forma, você será abençoado
E você, você será abençoado
Você terá o melhor
Eu prometo
Eu pegarei uma estrela do céu
E tirarei seu nome de um chapéu
Eu prometo, eu prometo
Prometo que você será abençoado
Eu preciso de você antes de ficar velho
Para te ter e te abraçar
Para andar com você e te ver crescer
E sei que você será abençoado
Você será abençoado


(Sir Elton John)

quinta-feira, 26 de julho de 2007

15 semanas

(cerca de 13 semanas após a concepção)

Bambin@: Se você fizer um exame de ultra-som agora vai notar seu bebê sugando o polegar. Os ossos estão ficando mais duros a cada dia. A pele é muito fina e transparente; você pode ver vasos sanguíneos através da mesma. O lanugo, um tipo de pelo muito fino, cobre o corpo e vai continuar crescendo até a 26ª semana de gestação. Nessa fase o bebê mede cerca de 15 cm e pesa em torno de 90 a 120 gramas.

Beth: Dê as boas vindas ao segundo trimestre da gravidez. Essa é uma fase mais tranquila em termos de sintomas. Seu útero começa a sair da bacia. Você pode sentí-lo 8 cm abaixo do umbigo. Durante as consultas pré-natais, seu médico começará a medir a "altura do fundo uterino" para assegurar que o bebê esteja crescendo de modo adequado. A altura uterina é a medida da distância do fundo uterino ao osso púbico.


Menino ou menina?

Durante o exame de ultra-som o sexo do bebê pode ser determinado (tenha em mente que a determinação do sexo pelo ultra-som não é 100% confiável). Se você vai fazer amniocentese o sexo pode ser determinado pela análise dos cromossomos. Nenhum desses exames deve ser realizado só com o intuito de determinar o sexo do bebê. Se o seu médico recomendar esses exames por várias razões, pergunte a si mesma se você realmente quer saber o sexo do bebê. A maioria dos casais, hoje em dia, deseja saber o sexo do futuro bebê, mas se você gosta de uma surpresa especial, é perfeitamente possível pedir ao médico que faz o ultra-som que não diga o sexo do bebê.


Fonte: http://www.clinicafgo.com.br/semana15.html

terça-feira, 24 de julho de 2007

Poema

Procuro palavras, rabisco frases inacabadas.
Vasculho sentimentos meus nesta confusão que encontro dentro do meu coração.
Tento falar para o mundo, mas sons vindos da alma não conseguem romper a barreira do espanto.
Esse é o instante que me devolvo a você.
Que me envolvo em sua luz e que passo a ser o brilho que vem de você.
Esse é o momento da voz que emudece, do corpo que pára, das mãos que se quedam.
É chegada a hora da celebração da alma.
E é assim que meus olhos percebem, na quase escuridão desse dia que amanhece, uma pequenina estrela, por pouco não mais que um pontinho brilhante, balançando solto no espaco.
E vai clareando meu corpo.
De azul e rosa colore meus sonhos.
E de dourado tinge meu caminho como um sol na preguiça do amanhecer.
E as frases perdidas se encontram na porta do coração, sentimentos confusos se ajeitam dentro da alma.
As mãos, inda há pouco paradas, tremulam suavemente. O corpo, como um sopro, se curva a esse instante tão belo, tão raro.
E a voz, por tanto tempo calada, timidamente ensaia uma canção de ninar.
(Julia Rodrigues Pereira)

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Segunda-feira...

Hoje estou com bastante sono e bem cansada, mas muito feliz... O fim de semana foi divertidíssimo!!!
Sábado fui fazer alguns exames (coisa de rotina da gravidez). Depois, Marcos e eu fomos ao centro da cidade pra comprar coisinhas pro bebê... Nossa, foi delicioso!!! Compramos alguns pagãs, macacões, mijões, camisetas e sem esquecer do coberto Jolitex da Turma da Mônica (é lindoooo!!). Compramos também algumas fraldas e cueiros, já até comecei a fazer os bicos de crochê!!
Agora sim to começando a ver a fase boa da gravidez, pois além de os enjôos terem passado em quase 70%, estou começando a montar o enxoval! É como se agora eu estivesse realmente me sentindo grávida, pq antes, com aquele tanto de enjôo, sono e mal estar, sinceramente estava me sentindo mais uma doente do que uma grávida!!! Sem contar que agora a barriga tá mais redondinha, já dá pra achar que realmente pode ser de grávida e não de gorda!! hehehehe...
A única parte ruim do sábado foi que fiquei acordada com insônia das 2:25hs até as 5hs da matina, portanto fiquei um pouco indisposta, mas nada demais!! Tive insônia novamente na madrugada de sábado para domingo, mas ainda assim me diverti bastante ontem. Me empanturrei de peixe frito (bem ao estilo crocante lá do Pará)... À tarde tirei uma soneca básica (somente de uns 20 minutos, pois estava esgotada, afinal duas noites em claro é complicado) e no final da tarde, depois de muito tempo, fui ao shopping... Tomei um copão de milkshake (matei uma vontade imensa) e depois Marcos e eu assistimos ao filme do Harry Potter... Mas nem te conto como foi a saga do cinema!! Vocês acreditam que fui ao banheiro três vezes durante o filme? Gente, essa vontade de fazer xixi tá me enlouquecendo!!!
Beijos a todas que acompanham esse bloguinho e uma ótima semana...

ORAÇÃO DA GESTANTE

Senhor, um sonho grávido revelou-me a realização de desejo íntimo: ser mãe. Pulsa no âmago do meu ser a semente vital, um broto inquieto que já brinca em meu ventre, transformando-o em um mundo maravilhoso. Fico imaginando, ó Deus, a emoção que sentirei ao dar à luz esta criança e alimentá-la com meu leite, dar-lhe banho, trocar-lhe as fraudas, acalentá-la e ensiná-la a dar os primeiros passos. Sei que a vocação materna impõe constante dedicação, responsabilidade e amos, por isso, aceito este sublime período de gestação, com muita esperança e alegria. Dá-me energia para estar em paz comigo mesma. Abençoa todas as gestantes e as mulheres que sonham, um dia, ser mães. Eu te ofereço este novo ser que vive em mim e que em breve irá me chamar carinhosamente de mãe. Peço-te, Senhor, que os abençoe. Amém!

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Vida (Patrícia Neme)

Efêmero momento
de amor, como é chamado
e o corpo se dilata,
o ventre cresce.
É a vida explodindo em som calado,
é todo o universo condensado
no pequenino ser que, em mim, floresce.
Milagre que extasia...
- será real, ou mera fantasia?
meu coração ecoa compassado;
sou ponte entre o presente e o futuro,
sou nada...
e, também, porto seguro,
sou hoje, amanhã e sou passado.
Na dor que dilacera,
como semente a se romper em primavera,
me sinto tão maior,enaltecida.
Sou mãe!
Como mulher, complementada.
Maria,
a que foi santificada!
Sou fonte,
sou princípio,
Eu sou vida!

quarta-feira, 18 de julho de 2007

14 semanas

(cerca de 12 semanas após a concepção)

Bambin@: O feto mede cerca de 14 a 15 cm de comprimento e pesa em torno de 40 a 60 gramas. Começa a fazer movimentos respiratórios - inspiração e expiração. Os olhos e ouvidos continuam a se desenvolver e a assumir suas posições definitivas. O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. As mãos estão se tornando funcionais e o bebê começa a aprender a movê-las (mais como um reflexo do que por vontade). Nesse ponto, nosso pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta. Você deve tentar ouvir o coração do bebê com aparelho de "Doppler". Não se assuste se não conseguir ouvir, um exame de ultra-som pode confirmar a presença dos batimentos cardíacos do bebê.
Beth: Dê adeus ao 1º trimestre. Os hormônios estão baixando um pouco seus níveis e você agora tem menos náuseas, menor frequência urinária e menos cansaço. Que alívio!! No entanto, você pode sentir o intestino mais preso, já que os hormônios relaxaram os músculos intestinais fazendo com que eles trabalhem com mais lentidão. Ao mesmo tempo, seu útero está também pressionando a parte final do intestino. Assegure-se de aumentar a ingestão de fibras se a constipação permanecer. Você pode notar que as veias do tórax e das mamas estão mais dilatadas e visíveis. As aréolas das mamas tornam-se mais escuras e aumentam de diâmetro. Suas mamas começam a se preparar para a amamentação desde o primeiro dia de gravidez.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Pensamento

"Cada criança é uma aventura numa vida melhor,
uma oportunidade para mudar os padrões antigos e torná-los novos".
(Hubert H. Humphrey)
Enfim, três meses de gravidez!!!

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Desafio

Em resposta ao desafio lançado pela Catarina:
1º Desafio:
Pegar o livro mais próximo
Abrir na pag. 161
Procurar a 5ª frase completa
Postar no blog a frase
Não vale usar o livro favorito, mas o mais proximo
Passar o desafio a 5 pessoas
2º Desafio:
Cada pessoa escreve sete factos casuais sobre a sua vida. Depois passa o desafio a outras sete, deixando um comentário no seu blogue para que essa pessoa saiba que foi desafiada.
Então vamos lá, respondendo ao desafio:
A frase: "Quando sentir raiva, afaste-se da pessoa e espere a raiva passar para conseguir falar com serenidade."
É de um livro desses de auto ajuda: "100 segredos das pessoas felizes" de David Niven.
Os fatos:
1 - Amo meu marido de uma maneira inexplicável;
2 - Tenho exagerado nas doses de massas, mesmo sabendo que isso vai me deixar cada dia mais gordona e que quando @ Bambin@ nascer a gordura não vai sair junto com el@;
3 - Estou hiper ansiosa pra saber o sexo d@ Bambin@ e pra sentir os primeiros movimentos dele na barriga;
4 - Sinto uma saudade imensa da minha família, principalmente agora que engravidei;
5 - Adoro a companhia de minha amiga e cumadre Nanda, apesar da distancia (sempre nos falamos pela net e as vezes em ligações curtissimas);
6 - Apesar de ser hiper paciente e calma, fico irritadíssima de ter que ir ao banheiro a cada 30 minutos (às vezes até menos tempo), principalmente à noite;
7 - Tenho tido crises de choros por medo de não conseguir ser uma boa mãe, de não saber como agir com a presença de um ser tão pequeno e dependente.
O desafio vai para Vanessa.

Dia do rock


A dindinha tem o hábito de todo dia enviar uma música por e-mail para @ Bambin@ (mais eu do que el@, por razões óbvias) escutar... Já que ela está longe, é uma das formas de se fazer presente, além das conversas por msn e ligações.

Como hoje é dia do rock, vou postar uma música linda dos Beatles que ela enviou logo depois que o tratamento deu certo e tem tudo a ver com o momento:


Here Comes The Sun
(George Harrison)

Here comes the sun, here comes the sun
And I say it's all right
Little darlin' it's been a long cold lonely winter
Little darlin' it feels like years since it's been here
Here comes the sun, here comes the sun
And I say it's all right
Little darlin' the smiles returning to their faces
Little darlin' it seems like years since it's been here
Here comes the sun, here comes the sun
And I say it's all right
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Little darlin' I feel the ice is slowly meltin'
Little darlin' it seems like years since it's been clear
Here come the sun, here comes the sun
And I say it's all right
Here come the sun, here comes the sun
It's all right, it's all right

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Nomes e seus significados



Felipe: Significa o que gosta de cavalos e indica uma pessoa que demonstra grande afinidade com a natureza, com os esportes em geral e também com a vida militar. Tem uma incrível capacidade de se adaptar a novas situações e vencer desafios.


Sarah: Hebraico, significa soberana. É uma pessoa pedisposta ao sucesso profissional. Sua vontade de vencer é bem maior do que as dificuldades que possam aparecer. É uma pessoa com tendência a enriquecer.

Par ou ímpar?

Olhando o calendário, vi que @ Bambin@ vai nascer em uma quinta-feira. Poxa, queria tanto que fosse em uma sexta!!! Afinal, meu obstetra normalmente faz cesáreas de manhã cedinho (antes das 7hs) ou à noite, depois das 18:30h. Se pelo menos fosse na sexta, após as 18hs, o Marcos poderia ir em casa depois do trabalho e ainda me acompanhar à maternidade, sem perder nem um minuto...

Sinceramente, vou falar com o médico... Se @ Bambin@ conseguir ficar na barriga até o dia 17, teria algum mal ficar até dia 18? Pelo menos é sexta e é um dia par!!! Sei que são bobagens minhas essas coisas de número, mas nascer em dia ímpar, em um mês ímpar, e em uma quinta feira, que também é impar?! Sei lá, não gosto disso!

13 semanas

(cerca de 11 semanas após a concepção)

Bambin@: Enquanto o bebê continua a crescer, começam a se formar as cordas vocais. A face parece cada dia mais e mais humana. Os olhos começam a se mover para ficarem juntos na frente da face assumindo sua posição normal e definitiva. É possível agora determinar o sexo do bebê, olhando para os genitais externos, se estivermos olhando bem de perto (através do ultra-som o sexo pode ser determinado com certeza em torno da 16ª semana). Os intestinos já estão completamente no interior do corpo do bebê; o fígado começa a secretar a bile e o pâncreas começa a produzir insulina. O bebê mede cerca de 13 a 14 cm (dos pés à cabeça) e pesa cerca de 30 gramas.

Beth: A maioria dos sintomas ruins do início da gravidez começam a desaparecer e sua barriga ainda não deu sinal. Se você ainda se sente cansada, escute seu corpo e descanse. Ele está trabalhando pesado nesse momento. À medida que seu útero estica você pode sentir o abdome doloroso. Os ligamentos que sustentam o seu útero esticam para acomodar o crescimento desse órgão. Essa é a chamada dor do ligamento "redondo". Muitas vezes é interpretada como uma "fisgada" perto da região da virilha.

Enrolação

Hoje acho que tô mais animada, mas com uma baita preguiça de trabalhar... Tipo, estou aqui só no enrolation e, pelo que sinto, parece que ficarei assim até amanhã!!

Sábado vou ao centro da cidade ver se compro uns tecidos pra mandar fazer umas batas pra mim, e quero comprar uma pantalona (bem ao estilo de grávida). Agora realmente tá impossivel de vestir as minhas roupas, pois a barriga começou a tufar... Tá certo que é pouquinho, mas já consigo sentir diferença na hora de me vestir.

Ontem eu fiquei brava até dizer chega! Poxa, aproveitei que não cheguei tão tarde em casa e fiz uma bela macarronada (tava louquinha pra comer macarrão com creme de leite), mas quando terminei de tomar banho já eram 22hs e o Marcos não me deixou comer pra matar a vontade (pra encher bem a pança kkkkkkk..), regrou o pouquinho que comi... Fiquei tão triste! Mas pelo menos deu pra saciar a vontade mais forte!!
Ele ficou falando que faz mal, que eu vou ficar uma bola e blá blá blá... mas comeu duas pratadas bem cheias! Fui logo pro quarto só pra não entrar em conflito e fazer coisa errada. Sabe como é, eu sei que ele tá certo, mas o duro é aceitar isso sem ficar brava... Ainda mais com uma macarronada deliciosa e com um molho extremamente cremoso, com frango desfiado, calabresa e bacon... Hummmmmm só de pensar... Ai, que tortura!!!!

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Cansada...

As coisas por aqui estão bem corridas... Acho que ando precisando de um pouquinho de tranqüilidade pra curtir melhor minha gravidez. Nossa, ontem nem vim trabalhar, passei muito mal, mas hoje - graças a Deus, aos remedinhos, ao descanso e aos chazinhos! - estou me sentindo outra. Tá, não tô 100%, mas já dá pra ficar aqui.
Amanhã completo 13 semanas de gravidez... Incrível como agora as coisas são assim, vão engatinhando semana a semana... Isso me fez lembrar aquela antiga propaganda da Revista Época:
A Semana
Para um preso, menos 7 dias,
Para um doente, mais 7 dias,
Para os felizes, 7 motivos,
Para os tristes, 7 remédios,
Para os ricos, 7 jantares,
Para os pobres, 7 fomes,
Para a esperança, 7 novas manhãs
Para a insônia, 7 longas noites,
Para os sozinhos, 7 chances,
Para os ausentes, 7 culpas,
Para um cachorro, 49 dias,
Para uma mosca, 7 gerações,
Para os empresários, 25% do mês,
Para os economistas, 0, 019 do ano,
Para o pessimista, 7 riscos,
Para o otimista, 7 oportunidades,
Para a Terra, 7 voltas,
Para o pescador, 7 partidas,
Para cumprir o prazo, pouco,
Para criar o mundo, o suficiente,
Para uma gripe, a cura,
Para uma rosa, a morte,
Para a História, nada,
Para Época, tudo.


Mil beijos.

sábado, 7 de julho de 2007

Que aventura é nascer!


Você sabe de onde vem?
Como chegou a esse mundo?
Não sabe!... Pois muito bem
Aguarde só um segundo...

Vou contar uma historinha
Que jamais vai esquecer
Como é que a criancinha
Vem nessa vida, nascer...


Quando o papai e a mamãe
Fazem juntos a criança
Ficam alegres, felizes
Cheios de amor e esperança


Na barriga da mamãe
Tem um lugar reservado
O útero, onde o bebê
Pode crescer sossegado


Chama-se gravidez
O tempo de formação
Tudo tem a sua vez
Durante a gestação


Mamãe fica diferente
Enquanto cresce o bebê
E tanto amor ela sente
Que faz seu corpo crescer...


É um tempo de tranqüilidade
Sossego e harmonia
Mas também é bem verdade...
Um tempo de muita alegria!


Papai que é amoroso
Quer logo participar
E sempre bem carinhoso
Adora a mamãe agradar


Alisa sua barriga
Falando com o seu filho
Nessa hora ele fica
Com os olhos cheios de brilho...


E a sementinha então cresce
Sentindo-se bem protegida
A natureza nada esquece
Preparando-a para a vida


Chega enfim o dia, a hora
O bebê já vai chegar
E o que importa agora
É a mamãe se preparar


Ela vai se aprontando
De forma bem natural
Sente o bebê se ajeitando
De modo especial


Seu corpo se movimenta
O útero não para de mexer
Seus ossos se afastam, o buraquinho aumenta
Dando passagem para o nenê nascer...


A cabeça vem primeiro
Como se fosse espiar
Vai deslizando ligeiro
Querendo logo passar...


Por fim chega a criança, faceira
Que a mamãe logo se põe a embalar
E esta emoção pioneira
É um sentimento que prá sempre vai lembrar


Percebe um intrigado
Papai e mamãe a olhar...
Com um sorriso encantado...
Ajeita-se para descansar...


Num ambiente sereno
Repleto de entusiasmo e calo
Este ser ainda pequeno
Traz ao mundo mais amor...


Agora você já sabe
De onde vem o bebê
E antes que essa história acabe
Tenho algo a lhe dizer...


Cada criança que nasce
Causa enorme escarcéu
Pois é uma estrela a menos
Que brilhará lá no céu...


No entanto, aqui na terra
É algo a se comemorar
Um bebê em si encerra
Foco de Luz a brilhar...



(Priscila Loureiro Coelho)

sexta-feira, 6 de julho de 2007

12 semanas

Idade d@ Bambin@: 10 semanas


Bambin@: Nessa fase quase todos os órgãos e estruturas do feto estão formados. Eles continuarão a crescer e desenvolver até o parto. Os dedos das mãos e pés já se separaram e os pelos e unhas iniciam o seu crescimento. Os genitais começam a assumir seu aspecto final feminino ou masculino. O líquido amniótico começa a se acumular à medida que os rins do bebê começam a excretar urina. Os músculos das paredes intestinais começam a se movimentar - é o peristaltismo intestinal - contrações no interior do intestino que ajudam na digestão e movimentação dos alimentos. O bebê mede cerca de 9 a 11 cm (da cabeça aos pés) e pesa em torno de 20 gramas.


Beth: Seu útero continua crescendo. A boa nova é que ele vai parar um pouco de pressionar sua bexiga e as visitas ao banheiro vão diminuir um pouco. Aproveite enquanto pode, pois no terceiro trimestre, o útero estará tão grande a ponto de voltar a pressionar a bexiga. O mal estar matinal já está sob controle e você já se sente menos cansada. Dores de cabeça e tonturas leves, bem como palpitações são comuns nessa fase graças ao aumento de volume sanguíneo, mas esteja certa de discutir esses problemas com seu médico.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Saúde


Hoje passei a manhã no médico. Fui à consulta para entregar o resultado dos exames de sangue que fiz, graças a Deus está tudo tranqüilo!

O médico passou uma vitamina e cálcio, agora não vou mais usar a progesterona. Isto também significa que esse primeiro mês sem o remedio tem que ser extremamente cuidadoso...

Boas notícias: Não engordei nenhum kg e minha pressão está boa tbm! Além disso, ganhei um sapatinho amarelinho do drº Corival, a coisa mais fofa!!

Hoje estou me sentindo pior do que ontem fisicamente, pois nao dormi nada essa noite tendo que controlar a febre, sem contar que juntou gripe com sinusite e virou uma cagada (com o perdão da palavra). Acabei de tomar Tylenol, pois acho que estou com febre, meu corpo todo dói. Realmente nao sei se vou conseguir ficar até o fim do dia, mas vou fazer o possivel...

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Papo via MSN com a dinda

Beth Rodrigues diz:
ai menina, novidades do bb
Nanda Melonio diz:
contaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Beth Rodrigues diz:
a minha barriga ta bem durinha
Nanda Melonio diz:
eba!!!!!!!!!!!!!!!
Beth Rodrigues diz:
ta começando a ficar bem redonda na parte de baixo
Nanda Melonio diz:
ti nindaaaaaa!
Beth Rodrigues diz:
ta bem dolorida, mas o medico, mais uma vez disse que é pq meu utero ta esticando
Nanda Melonio diz:
quero ver :´(
Nanda Melonio diz:
owwwwwwww
Beth Rodrigues diz:
a sensação é como se eu estivesse fazendo abdominal todo dia
Nanda Melonio diz:
quedo, mãe!
Beth Rodrigues diz:
muito ruim, mas to feliz, pq agora ate o marcos consegue perceber a olho nu
Nanda Melonio diz:
eu quero verrrrrrrrrrrrrrr
Nanda Melonio diz:
hahahahaha
Beth Rodrigues diz:
meus seios sinto que estão mais inchadoes, tipo, to com medo de virar uma "vaquinha leiteira
Beth Rodrigues diz:
huahsuahshaush
Beth Rodrigues diz:
ontem ganhei uma saia bem legal da minha madrinha, bem ao estilo madame sensual "gravida"
Nanda Melonio diz:
nossaaaaaaaaaaaaaa
Beth Rodrigues diz:
cara minhas roupas não estão me servindo
Nanda Melonio diz:
:S
Beth Rodrigues diz:
Hoje eu quase nao vinha trabalhar, mas sabe odeio faltar serviço, ainda mais que agora a chefa está precisando demais de minha ajuda e apoio
Beth Rodrigues diz:
to TRI gripada
Beth Rodrigues diz:
parece qua passou uma carreta em cima de mim
Nanda Melonio diz:
jisuis!!!
Beth Rodrigues diz:
nunca pensei que quando a gente engravida, parece que tudo vem mais forte
Beth Rodrigues diz:
uma gripe fica parecendo algo bem pior
Beth Rodrigues diz:
pq misura enjoo, sono e os sintomas naturais da gripe
Beth Rodrigues diz:
ecati
Beth Rodrigues diz:
horrivel
Beth Rodrigues diz:
hj to com 2 meses e 19 dias
Beth Rodrigues diz:
olha que bom!! já to quase chegando nos 4 meses
Beth Rodrigues diz:
huahsuahsuahsuhauhaus
Beth Rodrigues diz:
(nem estou ansiosa, já ate pulei o 3º mes)
Beth Rodrigues diz:
haushahsuahuahsu
Nanda Melonio diz:
incrível, tô com a mesma sensação que você: parece que não passa....
Nanda Melonio diz:
fiquei grávida contigo
Nanda Melonio diz:
hahahahahahahahahaha
Beth Rodrigues diz:
haushauhuahsua
Beth Rodrigues diz:
mas eu já falei que vc ta sendo a "marida"
Beth Rodrigues diz:
haushuahsuah
Beth Rodrigues diz:
"marida dinda"
Nanda Melonio diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Beth Rodrigues diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nanda Melonio diz:
chega dá uma ânsia de ver logo essa bolinha...
Nanda Melonio diz:
rsrsrsrsrsrsrs
Beth Rodrigues diz:
pois é, mas eu to ansiosa pra saber o sexo
Beth Rodrigues diz:
ate que não estava antes, mas sei lá
Beth Rodrigues diz:
foram tantos acontecimentos que nem sei dizer
Beth Rodrigues diz:
me deixaram hipr ansiosa
Nanda Melonio diz:
já sei que queres menina
Nanda Melonio diz:
eu tô ansiosa com as opções de nomes
Beth Rodrigues diz:
se quero, vai ser um presente em dose dupla
Beth Rodrigues diz:
mas no fundo tem um lado de mim que quer menino
Nanda Melonio diz:
pq?
Beth Rodrigues diz:
tipo o bb da Silvia vai ser menino, e se o meu for menina, acredito que devido a distancia, eles não serão de tão facil convivencia, um dia quando eu for lá
Beth Rodrigues diz:
e sendo menino eles se entendem
Beth Rodrigues diz:
sempre falam a mesma lingua
Beth Rodrigues diz:
acredito que serão mais companheiros e unidos
Nanda Melonio diz:
ah, nada a ver... eu costumo me dar melhor com meus primos homens!
Nanda Melonio diz:
desde sempre
Beth Rodrigues diz:
moderninha
Nanda Melonio diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Beth Rodrigues diz:
kkkkkkk
Nanda Melonio diz:
claro! e se for afilhada minha, tb vai ser
Nanda Melonio diz:
hahahahahahahaha
Beth Rodrigues diz:
um xinida!!
Beth Rodrigues diz:
ahsuhauhauhsduahsdha
Nanda Melonio diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nanda Melonio diz:
pensa bem, se o Hyan puxar pra silvia, vai ter uns pernões e um bundão...
Beth Rodrigues diz:
olha que o pai dela é mega ciumento, ela tem que ser uma menina um tanto tradicional (segundo ele, ela deve perder a virgindade com pelo menos 40 anos e so depois do casamento)
Nanda Melonio diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Beth Rodrigues diz:
hahsahsuahudhaush
Nanda Melonio diz:
a casa da dindinha existe pra essas coisas...
Nanda Melonio diz:
hahahahahahahahahahahaha
Nanda Melonio diz:
(já quero corromper!)
Beth Rodrigues diz:
tadinha ainda nem nasceu e ja estamos planejando isso
Nanda Melonio diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Beth Rodrigues diz:
ja pensou se ela resolve ser freira
Beth Rodrigues diz:
haushauhsuahsuahsua

(parte censurada, conteúdo trash demais para ser publicado)

Beth Rodrigues diz:
se for menino, já sei que o nome vai ser Felipe, a não ser que o Marcos ache um mais forte pra me convencer a mudar
Beth Rodrigues diz:
se for menina to querendo que seja Sarah
Nanda Melonio diz:
uai, e o eduardo?
Nanda Melonio diz:
ai, Sarah é lindo demais!
Nanda Melonio diz:
apoiada!
Beth Rodrigues diz:
aquele sonho que tive como menininho foi muito forte
Beth Rodrigues diz:
e no sonho eu o chamava de Felipe
Beth Rodrigues diz:
sei lá
Nanda Melonio diz:
qt a sarah, dou o maior apoio!
Beth Rodrigues diz:
a mamae disse que tava orando pra deus me ajudar a descobrir um nome
Beth Rodrigues diz:
sou muito ligada nessas coisas
Beth Rodrigues diz:
foi tão real o sonho, isso mexeu comigo

Bom dia!


terça-feira, 3 de julho de 2007

Amor


Texto lindo sobre torcidas...


Mesmo antes de nascer, já tinha alguém torcendo por você. Tinha gente que torcia para você ser menino. Outros torciam para você ser menina.Torciam para você puxar a beleza da mãe, o bom humor do pai. Estavam torcendo para você nascer perfeito.

Daí continuaram torcendo. Torceram pelo seu primeiro sorriso, pela primeira palavra, pelo primeiro passo. O seu primeiro dia de escola foi a maior torcida. E o primeiro gol, então? E de tanto torcerem por você, você aprendeu a torcer.

Começou a torcer para ganhar muitos presentes e flagrar Papai Noel. Torcia o nariz para o quiabo e a escarola. Mas torcia por hambúrguer e refrigerante. Começou a torcer até para um time. Provavelmente, nesse dia, você descobriu que tem gente que torce diferente de você. Seus pais torciam para você comer de boca fechada, tomar banho, escovar os dentes, estudar inglês e piano. Eles só estavam torcendo para você ser uma pessoa bacana. Seus amigos torciam para você usar brinco, cabular aula, falar palavrão. Eles também estavam torcendo para você ser bacana. Nessas horas, você só torcia para não ter nascido. E por não saber pelo que você torcia, torcia torcido. Torceu para seus irmãos se ferrarem, torceu para o mundo explodir. E quando os hormônios começaram a torcer, torceu pelo primeiro beijo, pelo primeiro amasso. Depois começou a torcer pela sua liberdade.

Torcia para viajar com a turma, ficar até tarde na rua. Sua mãe só torcia para você chegar vivo em casa. Passou a torcer o nariz para as roupas da sua irmã, para as idéias dos professores e para qualquer opinião dos seus pais. Todo mundo queria era torcer o seu pescoço. Foi quando até você começou a torcer pelo seu futuro. Torceu para ser médico, músico, advogado. Na dúvida, torceu para ser físico nuclear ou jogador de futebol.

Seus pais torciam para passar logo essa fase. No dia do vestibular, uma grande torcida se formou. Pais, avós, vizinhos, namoradas e todos os santos torceram por você. Na faculdade, então, era torcida pra todo lado. Para a direita, esquerda, contra a corrupção, a fome na Albânia e o preço da coxinha na cantina.

E, de torcida em torcida, um dia teve um torcicolo de tanto olhar para ela. Primeiro, torceu para ela não ter outro. Torceu para ela não te achar muito baixo, muito alto, muito gordo, muito magro. Descobriu que ela torcia igual a você. E de repente vocês estavam torcendo para não acordar desse sonho. Torceram para ganhar a geladeira, o microondas e a grana para a viagem de lua-de-mel.

E daí pra frente você entendeu que a vida é uma grande torcida. Porque, mesmo antes do seu filho nascer, já tem muita gente torcendo por ele. Mesmo com toda essa torcida, pode ser que você ainda não tenha conquistado algumas coisas. Mas muita gente ainda torce por você! Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) do mundo, mas a poesia (inexplicável) da vida.

Carlos Drummond de Andrade

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Fim de semana


Hoje aqui tá uma correria danada, mas vou tentar resumir um pouco o fim de semana.

Pra começar, no sábado fiz um programa que há muito tempo não fazia com o Marcos... Ele me levou cedinho pra fazer os exames do pré-natal (exames de sangue, coisa de rotina). Depois fomos passear no centro da cidade... Fomos à feira da Gestante, que é uma exposição que tem todo ano no centro de convenções... Vi mil coisinhas lindas de criança (desde móveis e roupas a outras milhares de novidades do mundo mamãe, papai & bebê) e acabamos chegando à conclusão de que vamos fazer o enxoval d@ bambin@ da cor verde-água, aquele verde bem clarinho...

Para finalizar, no domingo fomos à casa da minha cunhada. Ela me ajudou a fazer a lista mais certinha do enxoval do bebê (tipo, aquelas da net tem muita coisa que não usamos e que acabam sendo desnecessárias e acaba faltando algumas que são hiper-importantes). Marcos e eu também decidimos quem será o pediatra que vai cuidar d@ Bambin@, pois os filhos da minha cunhada sempre foram muito bem tratados pelo Dr. Marcelo.

Ganhei algumas roupas, sapatinhos, luvinhas e macaquinhos da minha cunhada. Ela disse que depois vai separar mais outras coisas. Pena que sem saber o sexo fica difícil, pois ela tem muita coisa de menina e somente algumas de menino, mas acho que em agosto já vai dar pra saber.

Sabe de uma coisa? Devido às últimas análises no saldo bancário, acabei me convencendo de que se for menina vai ser muito melhor, afinal já terei o enxoval completo (desde carrinho, protetor de berço, cercadinho e andajá), pois a amiga da minha cunhada já disse que me passa tudo quando o meu nascer (tipo ela é mãe daquelas mais velhas e acabou comprando coisa demais - ótimo pra mim!!). Tomara que seja menina!! haushauhsuah.... Até mesmo pq o Marcos quer uma menina!!

Aqui no escritório, vou ter que ficar por uns tempos longe da net... Tá tendo muito serviço e agora que tô sendo a supervisora e treinadora do novato terei que me ausentar, pq ele tá na minha cola pra aprender tudo!! Um saco, mas pelo menos no futuro isso significa um pouco mais de sossego pra mim!!

domingo, 1 de julho de 2007

Poema...


Parabéns para seu bebê
A semente foi semeada
Que ao germinar
Floresça como a beleza do amor
As cores da paz, união
E a harmonia da primavera em flor
Que o toque dos anjos
O ilumine com os raios de luz e amor
Seja bem vindo neste mavavilhos
Mundo de Deus.
(Vera Lúcia de Oliveira)

Bebê (Rosy Beltrão)


Estou apenas começando,
e tudo o que está em volta
me interessa...
o vermelho das unhas da mamãe,
o som da voz do papai,
um cheirinho gostoso do perfume da vovó...
e a coceguinha que o bigode do vovô me dá.
Quando é hora de tomar banhinho,
fico logo chorando para que me coloquem
naquela água gostosa...
bato as minhas mãozinhas
para fazer barulho e para jogar água na mamãe.
Eu dou risada enquanto ela tenta me segurar
e não tomar banho junto comigo.
Depois vem aquela roupinha cheirosa,
um bom bocado de talco,
um pouco de leitinho da mamãe
e acabo sempre dormindo nos braços
dela, feliz e satisfeito!
Sei que ela me olha enquanto durmo
vejo no sonho ela me beijando
e pegando minha mão devagarzinho
para que eu não acorde...
e, sei o que ela pensa também:
Meu filhinho, tenha um bom sono,
durma com os anjos
e que eu consiga fazer de você,
um grande homem!
Ainda não descobri o que é isso
mas, acho que quando crescer um pouquinho
vou saber!!!
*** Achei esse texto muito fofinho e resolvi compartilhar com vocês...

MEU BEBÊ



Tão pequeno e tanto siso

árduo trabalho

e ainda assim paraiso

Canseira que nunca tive

alegria que nunca vivi

Que delicia acordar com o seu sorrir banguela

ser despertada aos poucos

pelo seu "lingua estrangeira" cantar!

Que penoso e que gostoso,

passar noites em claro

para te alimentar

para te perfumar

para te aconchegar no seu carneirinho dormir

Meu pequenino precioso,

que maravilha!

Visão liberta- maraveilha -

a sua divindade aqui.


Dulce Valverde